• julho

    2

    2021
  • 407
  • 0
Acoplamentos: O que são?

Acoplamentos: O que são?

Primeiramente, saiba que os acoplamentos se enquadram em duas categorias principais: Flexão de material e de flexibilidade mecânica. Os tipos de materiais flexíveis obtêm sua flexibilidade alongando ou comprimindo um material resiliente, como borracha, ou flexionando discos ou grades metálicas finas. Os acoplamentos flexíveis de material não requerem lubrificação, com exceção dos acoplamentos de grade.

Sempre tenha em mente que qualquer aplicação que possua algum tipo de acionamento rotativo ou sistema de transmissão, contará com a presença de algum dos diversos tipos de acoplamentos.

O que são Acoplamentos?

Os Acoplamentos são fundamentais para o bem estar de uma indústria e da sua operação. Isso porque, são eles que garantem uma boa eficiência e produtividade em sua operação. Além disso, eles são os principais responsáveis por garantir um tempo de vida maior para os redutores, motoredutores e máquinas acionadas. Como já vimos, os acoplamentos são aparelhos que fazem a conexão ou interação dos sistemas maquinários. Ou seja, eles possuem diversos benefícios, porém, os mais importantes são:

– Menores vibrações;
– União entre dois eixos;
– Transmissão de torques e forças;
– Compensar desalinhamentos;
– Absorver choques.

Em geral, sua composição é feita por dois flanges (discos onde são fixados os eixos), um cubo (espaço onde o eixo é encaixado) e por elementos de fixação (parafusos, pinos) que fazem a ligação desses dois flanges.

Conheça as principais aplicações

Entre os segmentos industriais que utilizam algum tipo de acoplamento mecânico em seu processo, estão as indústrias e empresas de:

– Mineração;
– Siderurgia;
– Petróleo e gás;
– Alimentícia;
– Metalúrgica, entre outras.

Portanto, enfatizamos a importância de entender suas necessidades operacionais para que você possa escolher o acoplamento perfeito para sua indústria. É esse tipo de análise que lhe permitirá fazer a escolha certa, aumentar a disponibilidade da máquina e estender a vida útil da máquina. Entenda, caso esse processo não seja levado a sério, não será possível alcançar bons índices e resultados em suas operações. Além disso, sua máquina irá operar com o risco de fratura do eixo e desgaste das peças.

Quais as principais causas para quebra de um acoplamento?

Os acoplamentos possuem diversas causas que podem ocasionar em um má funcionamento ou quebra em sua operação. Portanto, para maior entendimento sobre os motivos reais de quebra do seu equipamento, recomendamos que você converse e explique toda a sua situação para um consultor especializado, visto que cada operação funciona de uma determinada forma.

Entretanto, abaixo nós indicamos os principais motivos que podem levar à essa falha, veja:

– Falha no alinhamento e balanceamento;
– Vibração excessiva;
– Travamento da peça;
– Excesso de torque;
– Falta de lubrificação, quando necessário;
– Falhas na flange, por conta de falta de aperto;
– Falta de fixação dos cubos.

Ressaltamos, também, que em caso de quebra, é necessário aplicar manutenções corretivas em seu equipamento, evitando maiores prejuízos para sua operação. Assim, veja abaixo os principais tipos de acoplamentos disponíveis no mercado.

Tipos de Acoplamentos: Quais existem?

Os acoplamentos mecânicos são fabricados com tecnologia de alto padrão, proporcionando precisão e versatilidade no trabalho. Com o desenvolvimento da engenharia mecânica e o desenvolvimento de novos materiais, hoje, descobrimos diferentes tipos de acoplamentos mecânicos. Veja abaixo os seus principais tipos:

– Elásticos;
– Precisão;
– Rígidos;
– Lâminas;
– Engrenagens.

1. Acoplamento Elástico

Os elásticos contam com um elemento elástico que faz a ligação entre os cubos, feito com borracha, grade ou mola e seu objetivo é absorver choques e suavizar desalinhamentos. Os elásticos são apropriados para transmitir rotação, movimento de torção e amortecer picos de cargas, choques e ruídos das máquinas acopladas. Além disso, eles são perfeitos para indústrias pois são torcionalmente flexíveis, compensam todos os desalinhamentos possíveis e permitem a remoção do elemento elástico sem a necessidade da remoção do motor ou máquina acionada.

Conheça nosso principal acoplamento elástico, o Acoplamento Elástico JUBOFLEX®.

Acoplamentos Elásticos JUBOFLEX®

Os não elásticos possuem capacidade de suportar determinados desalinhamentos mas não possuem elasticidade de torção, sendo torcionalmente rígidos. Apesar disso, eles transmitem choques, vibrações e sobrecargas. Normalmente eles são usados para aplicações com necessidade de reversões constantes ou de sincronismo torcional. Um bom exemplo de acoplamento flexível não elástico são os acoplamentos de engrenagens, falaremos mais sobre eles no decorrer do artigo.

Principais vantagens do Acoplamento Elástico:

– Instalação rápida e fácil;
– Baixa manutenção;
– Não necessita de lubrificação;
– Instalação vertical e horizontal.

2. Acoplamento de Precisão

Esse tipo de acoplamento é utilizado em quase todos os segmentos de mercado, que vão de indústrias automotivas a indústrias gráficas, passando até por mineradoras. O seu objetivo é transmitir movimentos sem que haja a existência de folga torcional, tendo assim um movimento com sincronismo entre os equipamentos.

Acoplamentos de Precisão SERVOMATE®Portanto, suas principais características são:

– Fazer a conexão dos eixos de precisão sem folga;
– Fácil montagem e inspeção;
– Absorver desalinhamentos mínimos como: radial, angular e axial;
– Elastômeros de diversas durezas.

Conheça nosso principal acoplamento de precisão, o Acoplamento de Precisão SERVOMATE®.

3. Acoplamento Rígido

Pelo seu próprio nome, podemos definir alguns fatos: eles são rígidos, portanto, são torcionalmente rígidos e não possuem flexibilidade. Além disso, eles não absorvem choques, vibrações e desalinhamentos radiais, ou axiais. Portanto, necessitam de um alinhamento perfeito entre os dois eixos acoplados. Uma das maiores vantagens dos acoplamentos rígidos é a sua facilidade de manutenção, por ser muito fácil na desmontagem.

É altamente recomendável que eles não tenham nenhuma saliência ao construí-los, pois isso tornará os componentes mecânicos desequilibrados. Portanto, a indústria e as empresas usam este tipo de acoplamento para aplicações que requerem totalmente a sincronização de torção ou reversão de carga constante.

Conheça nosso Acoplamento Rígido.

Acoplamentos Rígidos

4. Acoplamentos de Lâminas

Trata-se de um tipo de acoplamento no qual, o torque é transmitido por meio de discos finos (lâminas). Eles são tensionados e comprimidos durante a operação. Transmitem torque com grande eficiência e acomodam todos os tipos de desalinhamento. Também compensam o movimento relativo entre o eixo motriz e o movido. Se o acoplamento de lâmina tiver só um conjunto de lâminas, ele pode acomodar desalinhamento angular e axial. Se houver dois conjuntos de lâminas, ele também consegue acomodar o desalinhamento paralelo.

Acoplamentos de Lâminas METALDRIVE®Os acoplamentos de lâmina têm a função de:

– Transmissão de força: com uma eficiência de quase 100%;
– Compensação de desalinhamentos: é possível compensar em todas as direções usando, no entanto, é necessário um acoplamento para cada;
– Compensação de movimento relativo entre eixos: o movimento relativo acontece durante a operação, quando os eixos se deslocam axialmente, aproximando ou afastando suas faces.

Conheça nosso principal acoplamento de lâminas, o Acoplamento de Lâminas METALDRIVE®.

5. Acoplamento de Engrenagem

Os acoplamentos de engrenagens são muito utilizados em diversos segmentos industriais, como siderurgia, mineração, cimenteira, papel e celulose, dentre outros. Além disso, eles são responsáveis pela absorção de possíveis desalinhamentos e geralmente aplicados na saída de redutores e motoredutores, que é onde há maior necessidade de alto torque e baixa rotação.

Acoplamentos de Engrenagem SITEX® ST

Conheça nossos acoplamentos de engrenagens, o Acoplamento de Engrenagem SITEX® ST e o Acoplamento SITEX®.

Beltex Correias, Polias e Acoplamentos: distribuidora de acoplamentos industriais

A Beltex é uma empresa líder na distribuição de soluções em correias, polias e também acoplamentos. Um dos motivos para esse feito é o fato de sua experiência, com mais de 30 anos de existência, contamos com produtos de qualidade. Ou seja, trabalhamos com produtos originais e de fabricantes reconhecidos pela qualidade. Sempre prestando apoio e suporte aos clientes, sempre buscando produtos que entregam eficiência e custo benefício.

Precisa de um acoplamento para sua empresa? Entre em contato conosco através de nosso WhatsApp! Ou mande uma mensagem para nós!

Ate a próxima!

Últimos Posts
Produtos Beltex

Quer conhecer os produtos que a Beltex oferece? Clique no link abaixo!

Beltex Correias, Polias e Acoplamentos | © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: GoMake Agência Digital
Precisa de ajuda? Converse conosco agora!