• dezembro

    26

    2019
  • 423
  • 0
Entenda sobre as Polias e Correias Dentadas!

Entenda sobre as Polias e Correias Dentadas!

As polias e correias são extremamente necessárias para o funcionamento básico de máquinas e eixos motores. Por isso, existem diversos modelos de correias e polias, como as correias dentadas, correias em V, polias fixas e dentadas.

A transmissão pelas correias dentadas são aplicadas sempre que a transmissão de energia deve ser silenciosa e sincronizada. A Beltex oferece diversos modelos diferentes de correias dentadas e polias.

Por exemplo, os modelos T (T5 e T10) são das versões padrões. As quais tratam-se de correias com perfis trapezoidais de acordo com a norma DIN7721.

Além disso, esse tipo de acionamento é utilizado por ser econômico e seguro.

As correias com passos HTD possuem dentes semi-circulares, promovendo uma tensão constante. Portanto, são adequadas para precisão. Algumas das principais vantagens de se utilizar sistemas de transmissão pelas correias dentadas.

– Pouco desgaste,

– Maioria das vezes, pouca manutenção,

– Resistência contra óleo, graxa e outras substâncias químicas,

– Possui alta transmissão de Potência (modelos T e HTD),

– Pouco alongamento da correia,

– Temperaturas na faixa de, -30ºC a +80ºC.

É importante ressaltar sobre a montagem das correias dentadas, que para assegurar a total durabilidade e operação silenciosa da peça. Portanto, deve-se observar o alinhamento correto e a tensão do sistema de acionamento. Em transmissões fixas, o recomendável é utilizar rolamentos tensores para um ajuste perfeito.

Além disso, as correias dentadas não devem ser dobradas, portanto, ao armazenar observe se as correias formam algum tipo de raio de curvatura. Evite a exposição direta ao Sol e/ou contato direto com substâncias químicas.

Fabricação de correias dentadas

As correias são fabricadas para suportar forças, portanto, é necessário que o material utilizado seja adequado para a aplicação. Uma vez que, você irá tensioná-las para sua aplicação. Muitas vezes são feitas em poliuretano, no entanto, existem modelos feitos em borrachas, revestidas de lona, entre outros. Sua composição, em conjuntos de elastômeros com fios para tração, possibilitam altas transmissões de energias.

Essas correias em poliuretano necessitam de pouca manutenção, são silenciosas e altamente duráveis. Além disso, seu material permite um aumento de potência nos acionamentos de menores proporções. Algumas das aplicações mais utilizadas são, máquinas-ferramentas, robôs industriais e até máquinas de embalagens, além de diversas outras aplicações.

Detalhes sobre as Polias

As polias de alumínio oferecidas pela Beltex são de ótima qualidade, elas são construídas de maneira que, as tolerâncias permaneçam mínimas. A polia dentada pode ser fabricada com diversos materiais, sendo os mais comuns o alumínio, o aço e o ferro fundido. Além disso, deve ser produzida a partir de um material que ofereça resistência e uma alta vida útil. Portanto, podem ser encontrados modelos de polia dentada de diferentes tipos e dimensões, de forma que essa peça tem uma vasta gama de aplicações e até mesmo sendo utilizada em diversos motores e máquinas.

A polia dentada é utilizada para transmitir a potência do motor a outras partes da máquina que ele move. Além disso, possui fendas, onde se encaixam os dentes das correias dentadas, de forma que essas duas peças se movimentam em sincronia.

A polia deve ser dimensionada de acordo com o tamanho e tipo de correia empregada. É recomendável que a polia e a correia dentada utilizadas no motor ou máquina sejam do mesmo fabricante, para não haver nenhum tipo de inadequação.

Últimos Posts
Produtos Beltex

Quer conhecer os produtos que a Beltex oferece? Clique no link abaixo!

Beltex Correias | © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: GoMake
Precisa de ajuda? Converse conosco agora!